Publicado pelo Conselho Nacional
de Justiça (CNJ), a Recomendação n.º 9
dispõe sobre a formação e manutenção
de arquivo de segurança pelas
Serventias Extrajudiciais.
[ Acesse o PDF ]

VerusBackupOnLine
Para adequar a sua Serventia conforme o Artigo 3º da Recomendação n.º 9 que trata sobre cópias de segurança, apresentamos o VerusBackupOnLine.

O VerusBackupOnLine é um serviço de backup remoto, realizado em um Data Center no Brasil que oferece recursos de armazenamento de dados em larga escala, em um ambiente controlado, com restrição de acesso, para que as Serventias de todos os portes possam ter ao seu alcance uma estrutura de grande capacidade, flexibilidade, alta segurança e igualmente capacitada nos requisitos de hardware e software para processar e armazenar informações.

O VerusBackupOnLine é uma ferramenta para geração de backup’s (cópias de segurança) para espaços digitais de armazenamento compostos de repositórios locais (hd, pendrive, cd, dvd) ou repositórios “storage offsite” ou seja (repositório de armazenamento em espaço digital fora da Serventia em Data Center) que têm a finalidade exclusiva de armazenamento, onde as pastas e arquivos não estão funcionais e acessíveis de qualquer lugar. Adequado às normas EIA/TIA 942 (infraestrutura, segurança e disponibilidade de Data Centers)

Funcionamento do VerusBackupOnLine
Política e Rotina de execução do VerusBackupOnLine
Serão determinadas avaliando as necessidades e disponibilidade de recursos de hardware de cada Serventia. Previamente determinado via orçamento, a rotina é executada diariamente de acordo com a programação configurada no sistema que são denominadas como:

- Rotina de Backup Local
Possibilita a execução mais rápida dos processos de restauração/recuperação das cópias, pois as mesmas podem ser armazenadas em mídias sob a guarda da Serventia (HD externo, pendrive, CD/DVD, disco rígido secundário no servidor ou disco rígido compartilhado na rede local).

- Rotina de Backup OnLine ou Remota
Possibilita o armazenamento das cópias em servidores locados em Data Centers com ambiente protegido e controlado, de acesso restrito, alocado no Brasil. Salvaguarda a recuperação dos dados na impossibilidade da recuperação das cópias feitas localmente na Serventia.

Métodos de backup
- Completo/Total – Sempre copia todas as pastas e arquivos selecionados.
- Diferencial – Copia pastas/arquivos novos e alterados após a última cópia completa.
- Incremental – Copia pasta/arquivos novos e alterados após a última cópia

Frequência de Backup
De acordo com a disponibilidade do servidor de dados e de acesso à internet e mídias locais a frequência dos backups podem ser programadas para execução:
1. Ao fazer Login ou LogOff do Windows.
2. Quando qualquer pasta e/ou arquivos forem alterados.
3. Quando um HD ou PENDRIVE for conectado ao computador.
4. Em um intervalo pré-determinado.
5. Através de programações criadas no agendador de tarefas do Windows.
6. A rotina poderá ser configurada para que as cópias sejam geradas em arquivos compactados e criptografados únicos ou individuais para cada arquivo copiado.
7. As cópias podem ser geradas em pastas diferenciadas por data, dia da semana, mês e muitas variáveis disponíveis na configuração do aplicativo.

Relatórios do VerusBackupOnLine
A rotina de backup será monitorada diariamente pela AnSata e serão disponibilizados os registros para o acompanhamento da Serventia e poderá ser gerado um relatório com um resumo da rotina para comprovação.

Em caso de alguma indisponibilidade para a execução da rotina de backup, a AnSata entrará imediatamente em contato com a Serventia para verificar o incidente e solicitará para a Serventia providências para permitir disponibilidade para a execução da rotina, por exemplo: acesso à internet ou à mídias removíveis inacessíveis para gravação das cópias.

Requisitos para implantação do VerusBackupOnLine
Responsabilidades do cartório para utilização do VerusBackupOnLine
- Rede cabeada com uma taxa mínima de transferência de 100Mbps
- Processamento mínimo de 2Ghz não ultrapassando 70% de uso no momento da execução do VerusBackupOnLine
- Consistência de dados; modos de alta disponibilidade de arquivos no servidor de dados; sistema de antivírus
- Equipamentos como computadores, switches e hubs de boa qualidade. Tempo máximo de 2ms para transferência de cada pacote e conflitos de placas de rede
- Boa conexão com a internet e que seja estável e uma largura de banda de envio no mínimo de (upload de 500k) - Disponibilidade de pelo menos 1 HD Externo (Recomendado 2 para alternar mídias)
- Windows XP SP3, Windows 2003, Windows Vista, Windows 2008, Windows 7, Windows 8 ou mais recente. Ambas as versões 32-bit e 64-bit do Windows são suportadas
- Windows 95, 98, 98SE, ME, NT 4, e 2000 não são suportados

Segurança
Criptografia: O envio da informação online deve ser feito com uma criptografia segura, de forma que todos os arquivos são codificados mantendo o sigilo das informações, pois o acesso ao conteúdo dos arquivos armazenados só ocorre mediante o fornecimento da senha de criptografia. A criptografia permite que a informação possa ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (possuidor de sua chave secreta). O único possuidor desta chave é a AnSata, o envio para o servidor online e retorno em caso de restauração só é efetuado utilizando a sua chave criptográfica. Alguns exemplos de algoritmos simétricos populares e bem respeitados incluem Twofish, Serpent, AES, Blowfish, CAST5, RC4, 3DES e IDEA. O VerusBackupOnLine usa o padrão AES (Advanced Encryption Standard) de criptografia.

Disponibilidade: Sistema de disco de alta disponibilidade e desempenho, com níveis de segurança aplicáveis de alta capacidade, com grupo gerador, nobreak, sistemas de controle de temperatura e unidade de alta disponibilidade, sistemas anti-incêndio através de tecnologia de extinção de oxigênio, além do link de conexão redundante a internet de alta capacidade. Todos os dados armazenados no servidor principal são automaticamente copiados para um outro servidor com as mesmas capacidades e especificações do servidor principal (redundância).

Perguntas frequentes
O que é um backup online?
Também conhecido como remoto ou offsite, é um serviço de proteção dos dados que realiza a cópia dos arquivos e pastas do computador para servidores de armazenamento remoto em Data Center. Diferente do backup tradicional Local, em que os arquivos são armazenados em mídias (dvd's, pendrive, hd's externos e outros) o backup online armazena os arquivos em um servidor remoto. Este armazenamento poderá ocorrer em um Data Center conforme o nível de aplicação que poderá ser em Storage (armazenamento) ou Cloud (nuvem).

O que é um Data Center?
É uma “Central de Dados”, onde estão concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma organização. É um local seguro, anti-incêndio, geradores de energia extra, anti-furacões, etc.

Onde estão localizados os Data Centers?
Existem Data Centers em diversos países, a AnSata utiliza um Data Center alocado em Território Nacional Brasileiro.

O que é backup em "nuvem (cloud)"?
O armazenamento dos dados poderá ser acessado de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. O acesso aos programas, serviços e arquivos é via remoto, através da internet, por isso o conceito nuvem.

O que é backup em "storage offsite"?
O armazenamento de dados é feito em um Data Center que têm a finalidade exclusiva de armazenar, as pastas e arquivos não estão funcionais e acessíveis de qualquer lugar, sendo o acesso restrito e controlado.
Storage = Armazenamento
OffSite = Fora do Local
VerusBackupOnLine     |      Legislação     |      Certificação Digital     |      Digitalização     |      Contato